Pretende Avaliar uma Empresa?
O valor das empresas tem vindo a assumir uma crescente importância na gestão das organizações, uma vez que a criação e a manutenção desse mesmo valor é um fator chave para o sucesso ao nível da angariação de novos parceiros, de negociação com investidores/financiadores, bem como na concretização de operações de fusões e aquisições.
Com base nesta realidade, a mibfer desenvolveu uma metodologia de avaliação de empresas, partes de empresas ou projetos de investimento que permite aos seus clientes procederem a transações de compra e venda de empresas, com a garantia da melhor tomada de decisão, bem como o melhor acompanhamento em todo o processo de negociação.
O objetivo máximo da avaliação de um negócio ou empresa é a elaboração de um dossier técnico necessário à captação de interesse e de potenciais investidores e financiadores de uma empresa.
Entre em contacto connosco e conheça o nosso método de trabalho.
Métodos de Avaliação de Empresas
1) Ótica Patrimonial - Baseia-se na valorização dos ativos da empresa, ajustados ao valor de mercado atual. Estes ativos serão depois deduzidos dos passivos, obtendo-se o valor dos capitais próprios. Este método é usado sobretudo em empresas com ativos elevados, nomeadamente quando estão em questão empresas do sector do retalho ou sector industrial.
Este processo considera os seguintes dados, cuja soma determina o valor do mercado:
•FMV/FA (Fair market value of fixed assets and equipment, Valor justo de mercado dos ativos fixos e equipamento) – Este é o preço pago no mercado livre para comprar ativos ou equipamentos similares;
•LI (Leasehold improvements, Melhorias de arrendamento) – Benfeitorias realizadas em imóveis arrendados;
•OB (Owner benefit, Benefício de dono) – Salário auferido pela Gestão da empresa por parte do proprietário;
•I (Inventory, Inventário) – Valor de inventário, inclusive matérias-primas, produtos em curso de fabrico e bens ou produtos acabados.
2) Ótica do Rendimento – Discounted Cash-Flows: Exige um trabalho preliminar no desenvolvimento de uma projecão para os próximos anos fundamentada numa determinada estratégia, condicionada pela envolvente prevista. O objetivo final será a obtenção de um intervalo de valor baseado no método DCF (Discounted Cash-Flows). Método frequentemente usado para avaliar negócios cujo valor advém da sua capacidade para gerar fluxo de caixa e lucro.
3) Ótica de Mercado – Método dos Múltiplos de Mercado: O valor é determinado pelo mercado ou por referência ao valor de empresas similares comparáveis, através de múltiplos médios de mercado aplicados a determinado cash-flow. Este método determina o valor de um negócio usando um valor de vendas de "média de indústria" como um multiplicador. A média de indústria é baseada em negócios comparáveis vendidos recentemente. Como resultado, é gerada uma fórmula específica de indústria, normalmente baseada em um múltiplo de vendas brutas.